segunda-feira, 29 de Abril de 2024  01:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-05-2014

Aveiro: Reitor diz que Veiga Simão foi um “amigo” da UA e um visionário.


Um “amigo da Universidade de Aveiro” e um visionário que teve capacidade de antecipar reformas essenciais antes do 25 de Abril de ...

Um “amigo da Universidade de Aveiro” e um visionário que teve capacidade de antecipar reformas essenciais antes do 25 de Abril de 1974. É desta forma que o Reitor da Universidade de Aveiro fala de Veiga Simão que ontem foi a sepultar em Lisboa. Em texto publicado no Diário de Aveiro, o Reitor lembra que o tributo foi garantido com o doutoramento honoris causa.

O antigo ministro da Educação Nacional, durante o governo chefiado por Marcello Caetano, autor de uma profunda reforma do sistema educativo, está na origem da criação das Universidades de Aveiro, Minho, Évora e Nova de Lisboa. Segundo antigos titulares da pasta como Marçal Grilo, Veiga Simão conseguiu democratizar o ensino superior em Portugal.

José Veiga Simão, enquanto ministro da Educação Nacional entre 1970 e 1974, foi autor de uma reforma que marcou a história do ensino em Portugal. Foi embaixador de Portugal nas Nações Unidas, entre 1974 e 1975. Aceitou o cargo de Ministro da Indústria e Energia em 1983 e, em novembro de 1997, o primeiro-ministro António Guterres nomeou-o responsável pelo Ministério da Defesa.

Veiga Simão recebeu várias distinções, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, em 1988.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®